Paulo Jorge Pereira quer "fechar contas em Israel"
Andebol: Amanhã Portugal pode garantir a presença no Europeu do próximo ano
Mundo do Andebol
Europeu "à vista"
A seleção nacional de andebol viajou para Telavive onde, amanhã (dia 29 de abril) irá defrontar Israel, num jogo que poderá decidir a presença no Europeu de 2022, que se realizará na Eslováquia e na Hungria.
O selecionador nacional apontou para uma "poupança" por parte da seleção israelita no jogo frente à Islândia (onde perdeu por 20-30). Alerta pelo facto de, se conseguirem vencer amanhã frente a Portugal, entrarem novamente na discussão por um lugar no Europeu do próximo ano: "Se ganharem a Portugal [na quinta-feira], ainda há a possibilidade de se apurarem entre as quatro seleções qualificadas através dos melhores terceiros", apontou o selecionador, recordando o investimento feito por Israel na modalidade. "Fizeram bem. Porque a opção de ganhar a Portugal e à Islândia era reduzida, teoricamente, ainda por cima com dois jogos sucessivos. Acho que fizeram uma gestão de esforço para descansarem hoje e habilitar tudo na quinta-feira"
Referiu também o facto destes dois jogos frente a Israel e à Lituânia (no domingo em Matosinhos) serviriam de "teste" para os jogos Olímpicos onde, recentemente Portugal marcou presença, mas respondeu que não dizendo: "Estes jogos não são testes para o que vem a seguir e até prefiro não falar nos Jogos Olímpicos, porque nós agora estamos centrados na questão de rematar a qualificação para o Europeu. Depois, sim. Depois, vamos então falar nos Jogos Olímpicos"
Virando agora as atenções para a convocatória, podemos destacar o regresso de Alexis Borges ( devido a lesão quando disputado o apuramento para os Olímpicos) de Humberto Gomes e Gilberto Duarte, ambos pelas mesmas razões de Gilberto Duarte. Por outro lado, Leonel Fernandes não vai marcar presença a nas restantes 2 jornadas de qualificação devido a uma pequena lesão e para o seu lugar, Sérgio Barros (jogador do SCM da Roménia) irá substituí-lo.
Manuel Gaspar e Diogo Valério saíram da convocatória em relação á última e, Miguel Espinha (guarda-redes do Huesca [Espanha] poderá ter a primeira experiência na seleção nacional. Pode ler aqui a convocatória da seleção nacional de andebol.
Relembre-se que no último Europeu, Portugal fez a melhor classificação de sempre com um 6 lugar onde, só caiu ao pés da Alemanha na atribuição do 5 e 6 lugar. Portugal parte para esta qualificação focado no objetivo de marcar presença no Europeu mas, quem sabe, segundo Diogo Branquinho (ponta da seleção nacional) com o objetivo nas medalhas.
Destaque:
Gustavo Magalhães

Comentários