"Com humildade, trabalho e dedicação, acredito que conseguirei chegar onde queira"

 Andebol: Confessa que ficou "surpreendido" com a sua primeira chamada à seleção sub-19, mas que depois percebeu que todo o esforço e o trabalho extra foi importante para, meses mais tarde, estar na Croácia a representar as cores portuguesas. Abordando mais a parte da seleção e fazendo alguns planos, pensando sempre em conciliar os estudos com o desporto, aqui fica a 2 parte da entrevista de Deniz Gunes, guarda-redes internacional português.

Mundo do Andebol

Deniz Lopes Gunes

Para além de dedicar a sua vida atual ao andebol, esta não é uma relação de exclusividade. Com os pés "bem assentes na terra", o luso-turco de 19 anos prosseguiu com os estudos na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Engenharia Informática), pois acredita que um balanço "das duas seja fundamental". 

P- Como abordaste a tua ida aos sub-19? Foi uma surpresa ou apenas uma "gratificação" se assim podemos dizer do trabalho e da tua prestação ao longo da época?

R- A primeira fez que fui convocado à seleção devo confessar que fiquei surpreendido, embora eu estivesse consciente do que consigo fazer e do que consigo atingir, eu nunca fui muito confiante, o que às vezes me prejudica, mas como tu disseste foi gratificante, pois deu a sensação de que o trabalho estava a ser recompensado. Mais para o fim da época quando voltei a ser chamado devo confessar que o sonho de representar a seleção no mundial se começou a tornar mais real.

P- A pressão de representar o nosso país numa grande competição como é o Mundial sobrepõem-se ao orgulho de ter esta missão, ou seja, qual foi o sentimento primordial aquando da tua chamada à seleção?

R- Quando finalmente soube que ia ter essa oportunidade fiquei super feliz mas principalmente aliviado pois apercebi-me que todos os treinos todo o trabalho extra recompensou. Isto sobrepôs-se ao nervosismo até porque ali eu soube que estavam a depositar confiança em mim, além do mais o grupo era excelente e apoiávamo-nos todos.

"A verdade é que todos duvidaram do grupo chegando até a chamar-nos de equipa B que não parece muito justo mas mesmo assim, com a união e dedicação deste grupo fantástico, fizemos o que fizemos, atingindo a segunda melhor classificação que Portugal atingiu nesta competição"

P- Que análise fazes a este mundial depois do 6 lugar conquistado?

R- O mundial como seleção acho que foi um resultado excelente e que apesar de tudo não foi tudo que conseguimos fazer. A verdade é que todos duvidaram do grupo chegando até a chamar-nos de equipa B que não parece muito justo mas mesmo assim, com a união e dedicação deste grupo fantástico, fizemos o que fizemos, atingindo a segunda melhor classificação que Portugal atingiu nesta competição. Individualmente, embora não me tenha corrido mal acredito que, e talvez seja pela minha natureza hipercrítica, que podia ter feito melhor. Eu sei o que consigo fazer e houve jogos em que não deixei tudo dentro de campo.

P- Tens o sonho de um dia representar a seleção nacional A?

R- Acho que é um sonho de todos representar Portugal no mais alto nível mas eu acho que devemo-nos focar em nós que depois os resultados virão. Embora queira ser chamado de novo à seleção, sei que tenho de trabalhar muito até porque eu tenho muitos poucos anos de andebol. Assim, vou trabalhar todos os dias para melhorar, e vou dar sempre o meu melhor dentro de campo. Se as coisas vierem, muito bem fico feliz e grato, mas se não vierem pelo menos fico relaxado que fiz o melhor que pude para estar lá.

P- Queres ser andebolista profissional e consegues conciliar o andebol com os estudos, neste caso a Faculdade?

A educação tem sempre sido conciliada com o desporto até porque eu acredito vivamente no balanço das duas ser fundamental. Claro que tenho um sonho de ter a oportunidade de jogar o jogo que amo como profissão mas se isso não se realizar não será o fim do mundo pois espero conseguir praticá-lo enquanto o meu corpo e mente permitir

P- Tens o sonho de jogar num grande do andebol português e quem sabe chegar a um dos melhores clubes do Mundo?

Um sonho seria jogar em França ou na Alemanha pois considero que são as duas melhores ligas do mundo. Jogar na Atlética ou num dos grandes também é um sonho mas sonhar apenas não chega. Com humildade, trabalho e dedicação, acredito que conseguirei chegar onde queira.

Gustavo Magalhães

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rumores apontam a duas saídas do Dragão

Reforço de peso: a "bomba" do mercado internacional

As últimas “mexidas” no mercado português