Franceses pagam viagem em ação de solidariedade
Andebol: A Federação Francesa de Andebol (FFA) irá pagar a viagem da seleção feminina ucraniana, com o intuito de se poder realizar a partida prevista de apuramento para o Euro'22 entre as duas seleções
Mundo do Andebol
"Vai custar-nos 30 mil euros, pagamos o que for preciso"
"Confinados" ao seu próprio território, onde por estes dias as maiores catástrofes mundiais ocorrem, a seleção feminina ucraniana (bem como todos os clubes e seleções daquele país), terá a ajuda da FFA que disponibilizou-se para pagar a viagem das ucranianas a Le Havre, região da Normandia, em França, com o intuito de realizar a partida entre francesas (já apuradas) e ucranianas, ainda por apurar. Para isso, Philippe Bana, presidente da FFA, referiu que serão gastos 30 mil euros (fundos disponibilizados pelos gauleses), naquilo que considera uma ação útil, mas que paga o que for preciso para a partida se realizar.
A verdade é que muitas atletas estão refugiadas na República Checa, devido a serem de Lviv, cidade fortemente afetada pela ofensiva russa. De relembrar que a partida será realizada no dia 23 de abril, sabendo que antes, em solo checo, mais concretamente em Graz, 20 de abril, a seleção ucraniana disputará duplo confronto com as das casa, bem como com da Croácia, em busca de se apurar para o Europeu deste ano, que face à atual situação, provavelmente não contará com a presença ucraniana (o que é perfeitamente legítimo).
A invasão que começou no dia 24 de fevereiro já provocou o abandono de muitos civis do maior país Europeu (cerca de 11 milhões, segundo a ONU) e tem provocado a morte de milhares de pessoas inocentes. O desporto está a ser fortemente afetado, bem como todas as áreas, e por isso o Ocidente tem-se unido em prol de atenuar os danos num país que vive por estes dias aquilo que muitos nunca na vida quererão passar.
Nota: Aos luso-ucranianos, aos portugueses e a todos os ucranianos residentes na Ucrânia, desejamos que tudo corra bem nesta altura tão negra que toda a Europa e todo o Mundo enfrentam. Na luta pela paz, pela solidariedade e pela democracia, essencial para um vida livre e digna, estaremos cá para ajudar naquilo que for necessário para conservar estes valores importantíssimos- Mundo do Andebol
Gustavo Magalhães
Comentários