Os regressos na seleção e o "nomes sonantes" apontado ao Sporting

 Andebol: Paulo Jorge Pereira fez saber hoje os 20 convocados para o duplo confronto com a Suíça no play-off de acesso ao campeonato do Mundo de 2023. Reforços internacionais na rota leonina

Mundo do Andebol

A mais forte mas a mais desafiante

A mais forte mas a mais desafiante, é a ideia mais sintética que Paulo Jorge Pereira, selecionador nacional, conseguiu transmitir na projeção da primeira mão do play-off de acesso ao Mundial de 2023, a realizar-se na Polónia e na Suécia.

"Se aplicarmos bem o plano que está estabelecido vamos vencer a Suíça. A Suíça conseguiu desenvolver um sistema 7×6 muito muito eficaz e, neste momento, marcam cerca de 30 por cento dos golos nesse sistema ofensivo"

Um rápido resumo da capacidades suíças, que têm um ataque forte comandado por Schmid, um central reconhecido 

Em Guimarães, pelas 19h00 de quinta-feira, Portugal volta a jogar, frente á Suíça, uma das adversárias mais difíceis do Pote 2, segundo Paulo Pereira. A segunda mão, em solo alpino, pelas 13h30 de domingo, na decisão da eliminatória, em Winterthur. Caso vença a parceira com quem organizará o Europeu de 2028, avançará para um play-off, esse sim determinante para Portugal tentar fazer melhor que no Egito o ano passado, onde conquistou um 10 lugar.

Em relação à convocatória, Portugal apresenta algumas novidades em relação à "armada" para o Europeu de janeiro, com Bélone, André Gomes, Pedro Portela e Alexis Borges de regresso às opções, depois de lesão que os levou a ficar fora da prova de seleções mais importante do velho continente. Assim sendo, apenas Guilherme Tavares do Setúbal trabalhará entre os dias 14 e 16 de março, não fazendo parte das opções para os dois jogos com os alpinos.

 Convocatória:

Guarda-redes: Gustavo Capdeville (Benfica), Manuel Gaspar (Sporting) e Miguel Espinha (Cesson-Rennes, Fra)

Pivô: Alexis Borges (Benfica), Daymaro Salina (FC Porto), Victor Iturriza (FC Porto), Tiago Sousa (Águas Santas).

Central: Rui Silva (FC Porto) e Miguel Martins (Pick Szeged, Hun).

Lateral esquerda: André Gomes (Melsungen, Ale), Alexandre Cavalcanti (Nantes, Fra), Fábio Magalhães (FC Porto), Gilberto Duarte (Montpellier, Fra) e Salvador Salvador (Sporting).

Lateral direita: Bélone Moreira (Benfica) e Guilherme Tavares (Vitória de Setúbal).

Ponta esquerda: Diogo Branquinho (FC Porto) e Leonel Fernandes (FC Porto).

Ponta direita: António Areia (FC Porto) e Pedro Portela (Nantes, Fra).


Guarda-redes e pivô consagrados


São dois os internacionais pelos seus países e são apontados ao Sporting na próxima época. Leonel Maciel, como já tínhamos dado conta aqui, e Patrick Walczak são os dois nomes sonantes apontados á turma de Ricardo Costa.

Na imagem, Leonel Maciel, guarda-redes de 33 anos, nasceu Buenos Aires, capital argentina, seleção por quem já cumpriu 3 Mundiais e 1 Jogos Olímpicos (em 2021). É companheiro de equipa nos atuais campeões Europeus (Barcelona) de Pérez de Vargas e já realizou esta época 40 jogos e marcou 1 golos, tendo estado em destaque no empate no Dragão a 33 golos do Barcelona. O contrato com os catalães termina em junho deste ano.

Já Patrick Walczak, do Vardar da Macedónia, equipa de liga dos campeões, é pivô doa atuais campeões da Macedónia. Já leva 29 jogos e 52 golos apontados, contando com os "tiros certeiros" na sua seleção, a Polónia, por quem já marcou 41 golos em 58 jogos. Tem 29 anos, é muito possante e poderá ser uma arma importante para Ricardo Costa reforçar, principalmente a defesa. Já passou pelo Gdansk (Polónia), Pogon Szczecin (Polónia), pelo famoso Vive Kielce (Polónia), Massy (França, 25 jogos e 47 golos) e Nettelstedt-Lubbecke (Alemanha).

Gustavo Magalhães

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rumores apontam a duas saídas do Dragão

Reforço de peso: a "bomba" do mercado internacional

As últimas “mexidas” no mercado português