A pensar em dois objetivos

 Andebol: Da lista de 20 jogadores anunciada ontem por Paulo Jorge Pereira para o Europeu deste ano, apenas 18 sairão para a Hungria. O selecionador nacional destacou o grande objetivo de Portugal, o acesso ao main round, já a pensar no futuro...

Mundo do Andebol

"Não é descer a ambição...". Até pelo contrário

 
"Mal cheguei ao estágio, vi toda a malta com enorme vontade"

Tal como o selecionador nacional explicou após a convocatória lançada para o Europeu de 2022, Portugal, no dia 14 deste mês, não estará a "descer a ambição", ao dizer que passar ao main-round do campeonato da Europa, por um lado é bom, pois é sinal que estamos bem lançados para uma boa classificação, mas, aquilo que mais destaca Paulo Jorge Pereira (PJP), é que automaticamente Portugal disputa o play-off de acesso ao Mundial.  "Ou seja, vamos jogar este Europeu também a pensar um pouco a pensar no campeonato do Mundo", refere o selecionador.

Na "New Budapest Arena", no dia 14 de janeiro, a seleção portuguesa estará a disputar o primeiro encontro da fase preliminar do grupo B do campeonato da Europa de 2022, realizado em dois países, na Hungria e na Eslováquia. Os 18 jogadores aí presentes, embora a convocatória final tenha 20 jogadores incluídos, foi um dor de cabeça para PJP. Não foi fácil: "Refiz três vezes a convocatória inicial entre 20 e 22 de dezembro de 2021 e alterei o plano de treino ainda mais vezes. Foi muito cansativo. Um dia de cada vez, mas estamos a trabalhar muito bem. Vamos com o que temos de ir e tenho a certeza de que podem contar connosco. Vejo esta malta com tanta vontade e aquele brilhozinho nos olhos, que nos dá ainda mais vontade para continuarmos a entusiasmar toda a gente".

As baixas das dores de cabeça

Na foto, vemos Alexis Borges, uma das 7 baixas para PJP. O jogador do Benfica tem a companhia de João Ferraz (Suhr da Suíça), Bélone Moreira (Benfica), Diogo Silva (FC Porto), André Gomes (Melsungen), Pedro Portela (Nantes) e Luís Frade (Barcelona). Para isso, jovens como Daniel Vieira no Avanca, Tiago Sousa no Avanca também, Salvador Salvador do Sporting, Francisco Tavares do Sporting ou Miguel Espinha do Cesson-Rennes, são os principais destaques nesta renovada armada dos "Heróis do Mar".

Com a memória ligada a janeiro de 2020, o ponto de partida para o sucesso de Portugal, altura em que foi alcançado o 6 lugar no Europeu desse ano, PJP diz que, após ultrapassada a fase de grupos (com Islândia, Hungria e Países Baixos), o objetivo é alcançar essa tal marca de há 2 anos, mas também atingir o Mundial 2023 da melhor maneira"Passada a primeira ronda, estabeleceremos rapidamente outro propósito e diremos que queremos melhorar a nossa marca, que é o sexto lugar. Se quisermos atingir alta performance, temos de estar com um certo grau de insatisfação, sabendo que os primeiros quatro classificados do "main round" apuram-se diretamente para o Mundial. Se ficarmos nos 12 primeiros, só vamos ao segundo "play-off", que será em abril".

A seleção nacional trabalha por estes dias em Rio Maior até dai 5. No dia a seguir, seguem para a Suíça, para encarar a Yellow Cup, com Montenegro, Suíça e Ucrânia, preparando a participação no campeonato da Europa. Mas ainda há 1 dos muitos objetivos que não foi referido: "No fundo, estamos sempre a tentar encontrar a melhor versão de nós próprios. A forma como estamos a treinar lembra-me o estado com que entrámos para o campeonato da Europa de 2020. Mal cheguei ao estágio, vi toda a malta com enorme vontade". A vontade está em fazer mais uma vez história. Começa no dia 14, e esperamos nós que acabe no dia 30.

" Tendo em conta os atletas disponíveis, é a lista que eu quis. Perdemos dois malucos (André Gomes e Luís Frade), mas ganhámos outros. Conheço o Martim (Costa) há muitos anos e dá-nos coisas espetaculares em termos de tática individual. Vi o Daniel (Vieira) a fazer 10 golos pelo Avanca ao Benfica. Ambos têm um potencial espetacular e temos de lhes dar asas para voar e escancarar-lhes mais as portas"

Comentando o facto da seleção estar muito desfalcada a nível de lesões. Recorde que Cavalcanti, Capdville e Miguel Martins recuperaram de covid-19 a tempo de integrarem a convocatória.

Gustavo Magalhães

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rumores apontam a duas saídas do Dragão

Reforço de peso: a "bomba" do mercado internacional

As últimas “mexidas” no mercado português