Sporting na liderança, águias com covid-19 e Porto com receção ao 3 classifcado

 Andebol: Depois da fantástica vitória Europeia, o FC Porto recebe amanhã o Águas Santas em jogo para a 14 jornada do nacional. Sporting continua na liderança após vitória categórica na Madeira e Benfica com alguns membros infetados com covid-19

Mundo do Andebol

Fazer das tripas coração

Num mês que se espera apertado em termos de calendário, os três grandes não são exceção. Tal como publicou o Mundo do Andebol na semana passada, o FC Porto teria o calendário (dos três grandes) mais apertado, a começar pela receção aos polacos do VIVE Kielce, que venceram por 29-27. Seguidamente, mais concretamente no dia de ontem, teriam um clássico na Luz frente ao Benfica, que acabou por ser adiado para data desconhecida, devido a casos na equipa encarnada. O Sporting manteve a liderança no campeonato placard andebol 1, depois da visita ao Madeira Sad. O Benfica continua com casos de infeção por covid-19.

O clã Costa no auge


O trio Costa, que vai desde do treinador e pai, Ricardo, a central com Martim, e a lateral-direito, Francisco, têm sido determinantes para o sucesso do Sporting. Após derrotas na Macedónia com o Eurofarm, que fez os leões cair para a 3 posição do Grupo D da EHF European League (lugar que continua a dar acesso aos oitavos de final). Fora esse desaire, a equipa de Costa continua a dar uma boa réplica no campeonato, com Martim Costa em destaque, bem como o seu irmão Francisco. 

De relembrar que estes saíram do FC Porto, após troca por Pedro Valdés. Esta temporada, Martim ( que vem de lesão de não há muito tempo), leva 43 golos em 13 jogos pelo Sporting, enquanto que o seu irmão leva 83 golos em 21 jogos no campeonato. Isto levou a que no sábado o resultado final na Madeira tivesse sido de 41-18 a favor dos sportinguistas, que levam a liderança isolado do campeonato, ainda que há condição. Amanhã no João Rocha, o Sporting recebe o SC Horta, pelas 20h00.

A esperança Europeia e a "fome" da boa forma

Com o relançar da esperança de chegar aos oitavos de final da Champions, após vitória frente ao Kielce diante do seu público, o FC Porto regressa amanhã ao campeonato para receber o Águas Santas, atual 3 classificado, ainda que com mais um jogo de que Benfica.

Diogo Oliveira, central e reforço do FC Porto para esta época, em antevisão ao jogo de amanhã pelas 20h00 no Dragão Arena frente ao Águas, refere que irão entrar com tudo para materializar o favoritismo atribuído: “Vamos entrar com tudo, como temos entrado em todos os jogos, apresentando uma defesa forte e não perdendo muitas bolas no ataque. Se tudo correr bem isso será suficiente para ganhar o jogo.” Nem mesmo os atletas, por norma mais reservados no que toca à parte emocional, escondem a felicidade e o verdadeiro significado que a vitória Europeia na passada quinta-feira teve, transmitindo um grande apoio moral para o balneário: “Passámos por uma fase menos boa nos últimos três jogos da Liga dos Campeões. Ter ganho ao Kielce foi também uma vitória moral para o nosso balneário”. Em vésperas da receção ao Sporting (sábado, 18 de dezembro, Dragão Arena, 18h00), o FC Porto tenta levar de vencida uma boa equipa do nosso campeonato. Nota para Rui Silva ter sido nomeado o MVP da 10 jornada da liga dos campeões.

A águia desfalcada, mas com empate em França

Com um empate a 33 golos com o Nantes, 4 classificado na última edição da liga dos campeões, para a European League, o Benfica, horas antes do encontro, anunciara baixas devido a covid-19. Após comunicado, o clássico agendado para ontem, na Luz com o FC Porto, foi adiado, por unanimidade entre a FAP (Federação de Andebol de Portugal) e o FC Porto.  A próxima partida para o campeonato será no dia 18 (em princípio) com o Avanca.

Um gesto formidável


Todos os jogadores do Boa-Hora raparam o cabelo em homenagem a Nuno Ponto, capitão, após este estar a recuperar de um linfoma, que o levou a afastar da competições.

Gustavo Magalhães

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Votação melhor ponta-direita

"Com humildade, trabalho e dedicação, acredito que conseguirei chegar onde queira"

O plantel do FC Porto para 2021/22