O "outsider" Madeira

 Andebol: Só no longínquo ano de 1998/99 é que os madeirenses venceram a prova. Agora, na luta com os três melhores do campeonato, a surpresa é a motivação

Mundo do Andebol

A supremacia lisboeta na final four

Numa retrospetiva que o Mundo do Andebol fez aos vencedores da Taça de Portugal, conseguimos encontrar 8 equipas já tituladas com esse troféu. Nas últimas edições, com presenças assíduas de Sporting, FC Porto e Benfica, o Águas Santas tem completado a quadra. Agora, é a vez do Madeira tentar surpreender.

Presente na antepenúltima final four da prova, na altura em 18/19, em Sines, nas meias-finais, os insulares saíram derrotados frente ao Águas Santas, este presente nas últimas duas edições da prova (19/20 de recordar que não foi concluída). Desta vez, os maiatos, deslocaram-se ao Dragão Arena nos quartos de final da prova, mas dando uma excelente réplica, perdendo por apenas 3 golos, estando no decorrer da primeira parte largos minutos no comando do marcador. Ontem, o Madeira Sad, liderado pelo treinador-adjunto da seleção nacional, Paulo Fidalgo, venceu o Belenenses por 35-30, voltando a à final a 4.

Liderança destacada leonina

O Sporting lidera com 15 troféus conquistados, mas 3 que o ABC, desligado das fases finais já há bastante tempo. No fim, Águas, Xico e Madeira lutam pelo desempate, embora nenhuma delas presente nesta edição.

Vencedores

Títulos

Sporting

15

ABC

12

FC Porto

9

Benfica

6

Belenenses

4

Xico Andebol

1

Madeira Sad

1

 Águas S.

1

 2 equipas do sul, 1 do norte e 1 das Regiões Autónomas. Com o equilíbrio reposto pelo Águas Santas normalmente na fase final desta competição, agora é a vez de Lisboa comandar as hostes, com 2 equipas que claramente evoluíram bastante esta época.  Com a esperança de criar a surpresa, o Madeira Sad ganha agora o título de outsider. Bastante discreto no campeonato, os madeirenses tentam agora dar uma nova vida ao andebol insular, que verdade seja dita, já teve melhores dias.

Gustavo Magalhães

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rumores apontam a duas saídas do Dragão

Reforço de peso: a "bomba" do mercado internacional

As últimas “mexidas” no mercado português