A chave fica, só falta abrir
Andebol: A porta dos oitavos de final da EHF Champions League pode ficar praticamente aberta, caso nesta quinta-feira o FC Porto cumpra com sucesso o seu compromisso.
Mundo do Andebol
Depois de um empate saber a pouco, a vitória não pode escapar
Abalados pela derrota em casa do rival Benfica, os dragões deslocaram-se à Hungria, mais concretamente a Veszprem para defrontar um colosso Europeu. Numa derrota anunciada, os campeões nacionais renasceram das cinzas e trouxeram um empate, que na perspetiva do treinador Magnus Andersson soube a pouco. Quinta-feira é dia de decisões, na maior prova do andebol mundial.
O campeão em título luta pela passagem aos oitavos
Não nos podemos esquecer que Xavier Pascual, campeão pelo Barcelona na edição passada, orienta agora o Dínamo de Bucareste, adversário do FC Porto esta quinta no Dragão Arena. Experiente e sabedor, Pascual joga as últimas cartadas, dada a última posição dos romenos no grupo B. Já os dragões, depois de 1 vitória frente ao Kielce e 1 empate com o Veszprem, procuram o triunfo, tal como aconteceu na primeira volta por 26-27.
Branquinho, ponta-esquerda dos dragões, projetou a partida que se joga no Dragão Arena. O espírito dentro de portas, acredita, dá animo aos da casa e medo aos visitantes: “Antes de mais, quero apelar aos adeptos para virem massivamente apoiar-nos porque já podemos contar com todos, gostávamos que não houvesse lugares vazios. Pode ser um jogo muito bom, uma grande noite para o FC Porto na competição em que todos querem estar, a melhor competição do mundo e vai de encontro aos nossos objetivos ambiciosos, que passam por passar o grupo e este é um jogo muito importante para o alcançar. Tudo faremos, em conjunto com os adeptos, para conquistarmos a vitória.” - diz, depois de as restrições terem acabado, e que os cerca de 2.000 lugares disponíveis estejam cheios.
O poderio dos 3 adversários diretos nos último 3 jogos
Dínamo, Flensburg e Motor são os 3 adversários diretos (com quem joga os últimos 3 jogos) no grupo B da liga milionária. Sabendo que só os primeiros 6 postos dão acesso aos oitavos, o FC Porto em 7 lugar, procura encontrar os alemães do Flensburg, com menos 1 jogo que os portistas. Partida esta, teoricamente mais difícil, será na Alemanha. Os outros dois, com Dínamo e Motor, em casa, são os obrigatórios para os orientados por Magnus Andersson seguirem em frente. Quinta-feira, 24 de fevereiro, 19H45, FC Porto TV ou Porto Canal, joga-se o acesso aos oitavos pela segunda vez consecutiva.
“Estamos à espera de um jogo muito difícil. É uma equipa muito combativa, que tem muita atitude, um bom treinador e está na Liga dos Campeões, uma competição em que não há equipas menos boas. Esperamos um bom jogo, temos que assumir que, se estivermos no nosso melhor, temos tudo para ganhar este jogo.”
Respeitando o adversário, equipa onde a sua principal figura é o treindor, Xavi Pascual, com 3 ligas dos campeões, a mais recente na passado ano de 2021.
O Benfica e o Sporting jogam hoje, pelas 17:45 e 19:45, tentando também alcançar o sucesso na European League. Medvedi e Tatabanya são os adversários, respetivamente.
Gustavo Magalhães
Comentários