Covid persegue Portugal e Yellow Cup já não se vai realizar este ano

 Andebol: No dia de ontem, a organização da Yellow Cup afirmou que o torneio tinha sido cancelado. Depois de casos na seleção de Montenegro, a organização refere também as baixas na seleção nacional, por covid-19, que levaram ao cancelamento do torneio de preparação. 

Mundo do Andebol

Sem qualquer teste de preparação

Mais uma vez a pandemia não dá tréguas ao andebol, e a seleção nacional é sem dúvida uma das mais afetadas. Por um lado, existem 7 ausências devido a lesões em jogadores determinantes na seleção portuguesa, e por outro, muitos jogadores estiveram e estão infetados, e por isso o torneio de preparação para o Europeu (que decorre este mês entre dos dias 13 e 30 na Hungria e na Eslováquia) foi adiado, publicou a organização da Yellow Cup, torneio que se realizaria na Suíça entre 7 e 9 de janeiro.

Já anunciado ontem, Montenegro foi o primeiro a desistir, e curiosamente o primeiro adversário de Portugal no torneio que visava o Europeu. O jogo estava marcado para 7 de janeiro, e os comandados por Paulo Jorge Pereira viajariam amanhã para a Suíça, e de lá sairiam no dia 10 para seguirem para Budapeste, onde vão realizar todos os jogos da fase preliminar do Europeu. A Federação de Andebol de Portugal (FAP) ainda não se pronunciou sobre o caso. Aqui está o comunicado.

A incerteza e as baixas de peso

Como referimos há umas edições atrás, as dores de cabeça de Paulo Jorge Pereira para fazer a convocatória da seleção nacional foram muitas. Ele próprio referiu que num espaço de 3 dias refê-la 3 vezes, dadas as lesões e os vários casos na seleção. Baixas como Bélone, Alexis, Frade, Ferraz, Portela, André Gomes e Diogo Silva condicionam a participação de Portugal no campeonato da Europa. Segundo o que o Mundo do Andebol apurou, as baixas não se ficam por aqui, e Paulo Pereira terá que pensar novamente no lote de jogadores.

Em comunicado, o torneio referiu a tristeza de não poder realizar este ano o torneio, dado a impossibilidade de Montenegro e Portugal comparecerem no torneio devido a casos covid nos seus convocados: "Os nossos corações estão a sangrar. (...) Na tarde de terça-feira, recebemos a notícia devastadora de casos de Covid-19 na Seleção montenegrina e na Seleção portuguesa. Por isso, as duas equipas não poderão comparecer. Como um torneio a três já não é opção, temos que adiar novamente o torneio para a passagem de ano de 2022 para 2023"- referiu a organização.

A participação portuguesa  no Europeu começa no dia 14, com a primeira jornada frente à Islândia. Depois vem a Hungria, que jogam em casa, no dia 16 e a fechar o jogo com os Países Baixos no dia 18. Depois dos 20 jogadores convocados, apenas 18 irão jogar no Euro, sabendo que já existem mais baixas (por agora desconhecidas) a juntar a 7 já existentes. Melhore dias virão, sabendo que assim Portugal partirá para mais uma competição sem qualquer jogo de preparação.

Gustavo Magalhães

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rumores apontam a duas saídas do Dragão

Reforço de peso: a "bomba" do mercado internacional

As últimas “mexidas” no mercado português