Começou a preparação

 Andebol: Com 3 baixas garantidas até agora, a seleção nacional, que não se encontrava desde do dia 7 de novembro, volta a reunir-se em Rio Maior. Os convocados para o primeiro estágio para ver aqui

Mundo do Andebol

Em busca de mais história

O reencontro em Rio Maior

A seleção nacional despediu-se dia 7 de novembro com uma vitória por 2 golos frente ao alemães em jogo de preparação, seleção com quem disputou no último Europeu o 5 e 6 lugar. Portugal acabaria por perder, mas mesmo assim, alcançou a melhor prestação na competição, com um histórico 6 lugar. Depois seguisse o Mundial e os Jogos Olímpicos, onde também se fez história.

Hoje, pelas 13h00, a seleção portuguesa encontrou-se pela primeira vez para começar a preparação para o campeonato da Europa do próximo mês na Hungria e na Eslováquia, de dia 13 a dia 30 de janeiro de 2022. Em Rio Maior, Paulo Jorge Pereira reuniu um lote de 20 jogadores (pode ver mais abaixo), que ainda não será definitivo para a o Euro'22.

A opções

São muitas as entradas novas nesta convocatória da seleção nacional. São exemplos André Sousa, Tiago Sousa, Daniel Vieira e João Gomes do Águas Santas, Vasco Costa do Gaia e Diogo Rêma do FC Porto. De recordar que esta convocatória não será decisiva. Como referiu Paulo Fidalgo em entrevista ao jornal A Bola, estes estágios são bons para a integração dos mais novos na seleção principal. Este decorrerá até dia 31 de dezembro, e que Paulo Jorge Pereira não poderá contar com Luís Frade, André Gomes, Diogo Silva e Pedro Portela, uma vez que estão lesionados.

Selecionador adoentado

O selecionador nacional, sabe o Mundo do Andebol, encontra-se algo adoentado, recolhemos no domingo. Nada de grave para já, ao que o nosso blog apurou. 

2022 com janeiro puxado

Entretanto, no dia 2 de janeiro, novamente em Rio Maior, os orientados por Paulo Jorge Pereira reúnem-se novamente, na segunda concentração (primeira do ano civil), para prepararem a participação na Yellow Cup na Suíça (torneio amarelo), que antecede o campeonato da Europa. Seguirão para a Suíça no dia 6 de janeiro, onde defrontarão Montenegro no dia 7 , seguindo os da casa no dia 8 e  por último a Ucrânia no dia 9. 

A caminhada portuguesa no campeonato da Europa começa no dia 14, frente à Islândia, seleção com quem travou uma excelente disputa na fase de apuramento, e com quem perdeu e ganhou, acabando por seguir na primeira posição do grupo. Logo a seguir, passado dois dias, voltam a jogar os "Heróis do Mar", mas desta vez frente aos magiares, (Hungria), que jogam em casa, no dia 16. Por último, no dia 18 com os Países Baixos ou Holanda, na última partida da fase preliminar. Com o objetivo de superar a anterior participação, a melhor de sempre, a seleção das quinas parte com a ambição de quem sabe, chegar a um pódio.

Convocatória para o primeiro estágio: 

Guarda-redes: Manuel Gaspar (Sporting), Miguel Espinha (Cesson-Rennes), Diogo Rêma (FC Porto)        

Ponta esquerda: Diogo Branquinho (FC Porto), Leonel Fernandes (FC Porto) 

Lateral esquerda: Vasco Costa (FC Gaia), Fábio Magalhães (FC Porto) 

Pivô: Tiago Sousa (Águas Santas), Daymaro Salina (FC Porto), Victor Iturriza (FC Porto) 

Lateral direita: João Gomes (Águas Santas), Daniel Vieira (Águas Santas), Ángel Hernández (Kywait SC) 

Ponta direita: Miguel Alves (FC Porto), Francisco Tavares (Sporting) 

Central: André Sousa (Águas Santas), Martim Costa (Sporting) Rui Silva (FC Porto)

Gustavo Magalhães 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Votação melhor ponta-direita

"Com humildade, trabalho e dedicação, acredito que conseguirei chegar onde queira"

O plantel do FC Porto para 2021/22