As individualidades e o coletivo: qual a grande diferença

 Andebol: Com as últimas contratações de Benfica e Sporting, consigo retirar algumas conclusões. Umas mais óbvias, outras nem tanto sobre aquilo que se pode esperar deste campeonato.

Mundo do Andebol

Opinião- Gustavo Magalhães


Não falo de gostos nem de preferências, apenas me refiro a factos. Aquilo que toda a gente tem verificado é que o FC Porto nos últimos 3 anos (uma vez que o ano passado o campeonato não se finalizou) tem vindo a dominar o andebol nacional, coisa que se verifica pelos títulos (2 campeonatos, 2 taças de Portugal e 1 supertaça) e ainda pela quantidade de jogadores que consegue colocar na seleção nacional: ou seja, a base da nossa seleção.

E face a isto, os rivais Sporting e Benfica para combater , têm que continuar a contratar. E este ano, por aquilo que fomos dando como notícias e transferências dos dois clubes lisboetas, é que o investimento tem sido forte financeiramente, o que não implica que seja um bom investimento. O Sporting desde cedo começou a preparar a época (até quando o campeonato ainda estava em aberto), com uma literal "revolução no plantel". Para isso, os esforço financeiro tem sido grande, principalmente no que se refere ao seu treinador Ricardo Costa, que por aquilo que o Mundo do Andebol apurou, o seu ordenado terá como base os bons milhares de euros (perto de 15 mil). Já o Benfica, com Alexis Borges e Rogério Moraes, já para não falar de Jonas Kallman, que para muito está velho... o investimento não terá sido brando.

Ora, onde eu queria chegar. Os adeptos do Sporting e também do Benfica ao verem estas contratações todas, ficam com a esperança de ver um pouco mais das suas equipas, coisa que os próprios querem dar. Mas para isso, não basta uma grande investimento e um grande leque de "estrelas" para que sucesso caia do céu. É preciso trabalho e competência, e se realmente querem tirar os títulos do FC Porto, o trabalho e o esforço tem que ser muito. Se me confrontarem ( o que é legítimo) e disserem que o Porto também tem uma grande investimento, eu respondo que sim, mas dou duas razões para esses investimento funcionar: sucesso e coletivo. Pois aí (pelo menos até agora), estes dois tem funcionado em pleno, enquanto que nos outros... é aquilo que se vê. Falam os factos e nas as opiniões.

Gustavo Magalhães

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rumores apontam a duas saídas do Dragão

Reforço de peso: a "bomba" do mercado internacional

As últimas “mexidas” no mercado português