É preciso suar para passar- o grupo do FC Porto para liga dos campeões 21/22
Andebol: O FC Porto vai ficar no grupo B da liga dos campeões 21/22, com nomes bastante conhecidos do andebol Europeu
Mundo do Andebol
Não é teste covid, é teste de superação
O FC Porto, atual campeão nacional, ficou hoje a saber, após o sorteio dos grupos da próxima edição da liga dos campeões de andebol, os seus adversários na prova.
Não se esperam facilidades, e como o título deste artigo indica, é um teste de superação. No grupo B, podemos encontrar nomes com que o FC Porto já se cruzou, com quem já deixou a sua marca, e com outros que dificilmente a deixará, por muito desgosto que me dê a mim e a todos os adeptos do andebol português. Falo do atual campeão Europeu, o Barcelona, que categoricamente venceu a prova, demonstrando a sua qualidade ao melhor nível, e dizendo que não devia estar neste campeonato, mais sim num campeonato estratosférico.
Depois lá estão os "chatos" dos polacos do Kielce, sempre no caminho do "Dragão". Estes em 2015/16 venceram a prova, e pelo menos contra o FC Porto, estão sempre à espera de que um "Daymaro" falhe um golo (é verdade, esta época, em Kielce, o FC Porto ficou mesmo muito perto de levar pontos de um dos mais míticos e difíceis pavilhões do andebol- e desculpe Daymaro Salina pelo exemplo). Mas nada podemos fazer, e vão lá parar os Rémili e o Dushbaev, que quando estão com vontade, até furão a rede da baliza.
Isto mais parece uma reprodução do grupo passado: o Flensburg. Estes alemães que talvez tiveram medo de vir jogar ao Dragão Arena (disseram que foi culpa da pandemia...) aparecem aqui outra vez. Não sei se estão desmotivados, uma vez que perderam a Bundesliga para o Kiel por "uma unha negra" mas que é difícil ganhar, isso é e muito.
Depois vem o "camião de dinheiro" ou como preferem chamar os "está quase", o PSG. Tranquilos, ganham a Starligue com 40 pontos de vantagem e chegam às semi-finais e perdem com o Aalborg que tem menos de metade do seu orçamento. O maior orçamento do mundo, com Hansen, Rémili (agora vai para o Kielce), os Karabatic.... enfim, tantos nomes, para poucos títulos "prestigiantes". Mais uma vez, voltam a jogar com o FC Porto, que se bateu muitíssimo bem a época passada com estes "novos ricos", que gastam tanto para nada fazerem. Mas a verdade é que venceram o Porto nos dois jogos, e são mais uma vez candidatos a vencer a prova. O Vezprem são amigos do PSG, chegam a uma final perdem, jogam com as estrelas magiares e mais algumas e nunca ganham. Mas jogam com o FC Porto, e o filme é de 10 como vimos há 2 anos...
O Motor e o Bucareste são aqueles renegados que ninguém lhes liga, mas que são os adversários diretos do FC Porto na prova. Mas, Branquinho, não falhe aquele golo que há 2 anos eu o vi falhar na liga dos campeões em casa frente ao Motor, que nos podia ter dado a vitória e um apuramento muito mais tranquilo (mais uma vez peço desculpa ao Diogo Branquinho por isto)
Garra, ambição, coragem e "olhos nos olhos" é aquilo que se pede a estes jogadores portugueses para enfrentarem estes literais "tubarões andebolísticos". Sejam uma equipa, e não façam do dinheiro ou do prestígio qualidade, porque quando é assim...
Passam 6 clubes na fase de grupos.
Grupo :
-Paris Saint-Germain Handball (França)
FC Barcelona (Espanha)
FC Porto (Portugal)
Lomza Vive Kielce (Polónia)
SG Flensburg-Handewitt (Alemanha)
Telekom Veszprém HC (Hungria)
C.S. Dinamo Bucuresti (Roménia)
HC Motor (Ucrânia)
Grupos A:
MOL-Pick Szeged (Hungria)
THW Kiel (Alemanha)
HC Vardar 1961 (Macedónia do Norte)
Aalborg Håndbold (Dinamarca)
HC Meshkov Brest (Bielorrúsia)
Montpellier HB (França)
HC PPD Zagreb (Croácia)
Elverum Handball (Noruega)
Gustavo Magalhães
Comentários