Eis a primeira convocatória de 20 atletas portugueses para Tóquio'20

 Andebol: Hoje o selecionador nacional Paulo Jorge Pereira, fez saber os 20 atletas que utilizará na preparação para os Jogos Olímpicos

Mundo do Andebol

Heróis do Mar rumo a Tóquio


Sabendo que apenas 15 atletas estarão presentes nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o selecionador nacional Paulo Jorge Pereira (que renovou com a federação de andebol o seu contrato) divulgou hoje os 20 atletas que estão na primeira convocatória e que participarão nas partidas de preparação destes Jogos (com Espanha e Brasil).

A seleção nacional encontra-se num estágio na Nazaré, onde dia 2 de julho jogará no municipal da Nazaré frente ao Brasil. Depois vai para Melgaço, onde no dia 8 recebe a Espanha em Caminha. Seguidamente, vai a Vigo jogar outra vez com Espanha no dia 10 de julho, claro. Dia 17 de julho parte para o Japão (Tóquio), ficando-se a saber no dia anterior os 15 atletas (14 mais 1 de "reserva") que viajarão para os Jogos Olímpicos (ou seja, a segunda convocatória).

No que toca a esta primeira convocatória, temos o veterano guarda-redes de 43 anos e considerado o melhor do Mundial deste ano, Humberto Gomes do Póvoa AC e os jovens Manuel Gaspar (Sporting) e Gustavo Capdville (Benfica) na baliza.

Nas pontas, tudo na mesma: António Areia (FC Porto) e Pedro Portela (Tremblay), na ponta-direita e Leonel Fernandes (FC Porto) e Diogo Branquinho (FC Porto) na ponta-esquerda. Já na lateral, nota para a saída de Bélone Moreira (Benfica) e a entrada de João Ferraz (Suhr Arau da Suíça). Diogo Silva (FC Porto, canhoto), Alexandre Cavalcanti (Nantes, França, destro), Gilberto Duarte (Montpellier, França, um dos mais categorizados da seleção, destro), André Gomes (FC Porto, destro) e Fábio Magalhães (também do FC Porto, destro) são os outros escolhidos.

No que toca a centrais, Miguel Martins e Rui Silva, ambos do FC Porto e André José (ABC) que é assim pela segunda vez chamado à seleção, depois de ter sido convocado para o torneio Pré-Olímpico (mas não jogou).

Já a pivô, ainda Portugal leva 4, com Daymaro Salina e Victor Iturriza do FC Porto, Alexis Borges do Montpellier, e Luís Frade do Barcelona, atual vencedor da liga dos campeões. Para os Jogos Olímpicos, recordo que 5 jogadores desta convocatória terão que sair. Houve também a saída de Miguel Espinha, de Sérgio Barros e de Bélone Moreira, comparativamente à última convocatória (de apuramento para o Europeu'22), com as entradas de Ferraz, Manuel Gaspar e de Diogo Silva.

Nota: o clube dos jogadores indicados é referente ao qual o jogador fez a última época.

Mais uma vez, o FC Porto tem a maioria dos jogadores na seleção, com 10 elementos (ou seja, metade). O Sporting tem 1 jogador e o Benfica também 1 jogador. O Montpellier tem 2 jogadores, o Suh-Araua tem 1, o Tremblay outro, o ABC também 1 e o Póvoa igualmente. O Barcelona também 1, tal como o Nantes.

Convocatória:
Gustavo Magalhães

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rumores apontam a duas saídas do Dragão

Reforço de peso: a "bomba" do mercado internacional

As últimas “mexidas” no mercado português