A final é "vermelha e azul"- Benfica e Porto vencem em jogos bastantes emotivos e estão na final da taça
Andebol: FC Porto e Benfica vão defrontar-se amanhã na final da taça de Portugal, ao vencerem Águas Santas e Sporting, respetivamente
Mundo do Andebol
Vitória suada coloca dobradinha à vista
Águas Santas- FC Porto- 31-33 (14-13 ao intervalo e prol*- 28-31)- Multiusos de Pinhel
* prolongamento com intervalo- resultado
No último jogo do dia e última meia-final, o FC Porto venceu o Águas Santas por 33-31. Esta partida ficou principalmente marcada pelo prolongamento.
A primeira parte foi favorável aos comandados por Marco Silva que contra as espectativas de todos saíram a vencer para o descanso por um bola. Os "dragões" numa fase inicial não se encontraram na defesa com muito espaço deixado para os maiatos e depois, muito por culpa de António Campos (do Águas Santas) que fez uma boa exibição na baliza, não permitindo que os portistas tivessem eficácia de remate. Com estes factos todos, o resultado ao intervalo era favorável ao clube de Águas Santas.
Já na segunda parte o jogo foi bastante equilibrado e o Águas Santas teve muitas vezes por cima do jogo. Até que a 14 segundos do final, estava 27-27 e Pedro Cruz tinha possibilidade de por os maiatos na final da prova se marcasse mas, isso não aconteceu, com uma bola no poste da baliza defendida por Mitrevski. Até que a 8 segundos do final da partida, Daymaro Salina (pivô do Porto) estava isolado aos 6 metros e perante António Campos não conseguiu marcar, permitindo a defesa do veterano, empurrando o jogo para prolongamento.
Já no prolongamento, a turma orientada por Magnus Anderson superiorizou-se aos maiatos. O resultado final foi de 33-31, com António Areia num livre de 7 metros a 14 segundos do final do jogo colocou o resultado em diferença de dois. Assim, os dragões defrontam na final de amanhã, o Benfica. O melhor marcador do FC Porto foi Victor Iturrica com 7 golos.
Parciais (em minutos): 15 minutos- 9-7 30minutos- 14-13 45minutos- 21-20 60minutos- 27-27 65minutos- 28-31 70minutos-31-33
Figura do jogo:
Pedro Cruz foi o melhor marcador do jogo com 12 golos apontados
Melhor segunda parte leva "águias" à final
Sporting-Benfica- 24-26 (11-11 ao intervalo)- Multiusos de Pinhel
Na primeira meia-final do dia, o Benfica levou de vencido o Sporting, carimbando assim a presença na final de amanhã com o FC Porto. Esta partida realizou-se em Pinhel e foi a contar para a taça de Portugal de andebol.
A 3 minutos do final da partida, um dos melhores jogadores do Sporting, Pedro Valdés falhou um remate dos 9 metros, permitindo a defesa do internacional espanhol do Benfica Sergey Hernández (que aliás fez uma belíssima exibição), quando o marcador assinalava 23-25 e os "leões" podiam ter colocado o marcador a um golo de distância. Foi talvez o lance que comprometeu o Sporting.
Na restante partida, principalmente na primeira metade, o jogo esteve bastante equilibrado como se pode ver pelo resultado (11-11). Já na segunda metade e como o título deste artigo é bem elucidativo, na segunda parte foi basicamente "o triunfo do Benfica", pois foi quase toda dominada pelos orientados por Chema Rodríguez que foram mais pragmáticos e eficazes do que os comandados pelo treinador de 37 anos, Rui Silva.
Melhor marcador do jogo foi Petar Djordic (Benfica) com 12 golos. No lado dos "verdes e brancos" o melhor marcador foi o jovem lateral Salvador Salvador com 5 tiros certeiros.
Parciais (minutos): 15- 8-8 30- 11-11 45- 18-20 60- 24-26
Figura do jogo:
A escolha da habitual "figura do jogo" por parte do Mundo do Andebol não foi fácil mas, pela importância que teve, Sergey Hernandez (guarda-redes do Benfica) foi muito importante para esta vitória pois, tanto numa fase inicial e numa fase final fez defesas que contribuíram para a vantagem dos "vermelhos".
Amanhã, Pinhel volta a receber outro jogo, desta vez a final entre o SL Benfica e o FC Porto. Neste confronto, os "dragões" levam vantagem pois têm 8 taças de Portugal contra 6 das "águias".
Gustavo Magalhães
Comentários