Um reviravolta fruto da audácia do "ADN FC Porto"- o título pode ter ficado decidido hoje
Andebol: Porto vence clássico em jogo emotivo e está muito perto do título
Mundo do Andebol
Os detalhes foram decisivos
FC Porto-Sporting- 33-30 (14-17 ao intervalo)
Como se pode olhar para o resultado final desta partida, este tratou-se de um clássico. Um dos clássicos mais emotivos do momento em Portugal, o FC Porto-Sporting. Estes foi como todos os outros muito disputado até final mas, só um enorme FC Porto conseguiu vencer a organizada e muito disciplinada armada "sportinguista" que, fruto dos desgaste, no final da partida cometeu erros que a este nível não podem existir .Uma boa notícia para o emblema de alvalade foi, já poder contar com o veterano pivô, Tiago Rocha para este jogo.
A turma portuense até entrou melhor na partida, quando aos 10 minutos de jogo vencia por 6-4. Mas, a partir dos 14 minutos, tudo mudou. Para quem acompanha os clássicos (seja em qualquer modalidade, especialmente no andebol), uma pequena desconcentração pode ser "fatal" para o desfecho de qualquer partida. Neste caso, falamos da primeira parte quando, o Sporting passou para a frente do marcador, conseguindo manter e até ampliar a vantagem até ao intervalo.
O técnico do FC Porto, Magnus Anderson parou a partida aos 24 minutos de jogo mas, um golo a 5 segundos da saída para o descanso por parte de Pedro Valdez (capitão e lateral-esquerdo), fazendo o 14-17. Nota para a solidez defensiva e a frieza com que os "leões" encararam a primeira parte e todo o jogo.
A entrada na segunda metade por parte da turma portuense não foi a melhor e por isso, Magnus Anderson colocou o sistema de jogo 7x6. Mas, o efeito não foi imediato pois, o Sporting sempre que era pressionado no marcador respondia sempre da melhor maneira, com 1 golos.
Até que, aos 23 minutos de jogo, um dos melhores defensores do Sporting, Dmytro Doroschukc obrigou a equipa de arbitragem a mostrar o cartão Vermelho, devido à terceira exclusão de 2 minutos. A partir daí, toda a equipa dos "dragões" contribuiu para uma reviravolta no marcador. Quando o encontro estava empatado (30-30) e, a turma de alvalade tinha mais dois jogadores no ataque (o Porto tinha Rui Silva excluído- (devido a uma entrada em campo fora de tempo) e o treinador adjunto, Carlos Martinho (devido a palavras impróprias dirigidas aos árbitros)- o que implica a saída de um jogador de campo), o central Carlos Ruesga falhou um passe para a ponta.
No ataque seguinte, o capitão do FC Porto Daymaro Salina fez o 31-30. No ataque do Sporting, o guarda-redes Macedónio do FC Porto, Nikola Mitrevski fez um defesa em "leque", libertando o contra-ataque para o ponta António Areia que, assim fez o 32-30- Até final, Tiago Rocha (pivô Sporting) ainda atirou a bola à barra da baliza dos portistas, impossibilitando assim que o Sporting conseguisse sair com um empate do Dragão Arena.
Melhor marcador: António Areia (Porto) com 11 golos
Figuras do jogo:
O capitão do FC Porto, Daymaro Salina, foi um dos melhores jogadores da partida e inclusive, segundo melhor marcador da sua equipa com 7 golos apontados.
Pedro Valdés foi um dos melhores marcadores da partida com 10 golos apontados
Parciais: 15 minutos: 7-8 30 minutos: 14-17 45 minutos: 23-26 60 minutos: 33-30
Este terá sido na minha opinião, o jogo do título. No que toca à arbitragem, a dupla portuguesa não esteve bem.
Venceu e igualou "leão" no segundo posto
Vitória de Setúbal- SL Benfica- 24-40 (11-17 ao intervalo)
Já o Benfica disputou a segunda partida 26 jornada do campeonato placard andebol 1 e, desta vez venceu o Vitória de Setúbal por 24-40. Aproveitou assim, o deslize do Sporting para se aproximar, estando agora a 4 pontos da liderança do FC Porto.
O melhor marcador dos sadinos foi Lucas Barros com 5 golos e, no lado dos "encarnados" melhor marcador do jogo, Paulo Moreno (pivô) assinou 8 golos.
Gustavo Magalhães
Comentários