Portugal vence e fecha qualificação em 1 lugar antes dos jogos Olímpicos
Andebol: Portugal defrontou Lituânia, numa partida que não foi fácil
Mundo do Andebol
Portugal-30 Lituânia-25 (11-12 ao intervalo)
10 minutos finais decisivos para vitória portuguesa
No último jogo da qualificação para o campeonato da Europa de andebol, Portugal recebeu em Matosinhos a seleção da Lituânia que, a meio da semana provocou um surpresa à Islândia ao vencer por 29-27. Desta vez, a seleção portuguesa até saiu em desvantagem para o intervalo mas, acabou por dar a volta ao marcador, vencendo a partida por 30-25. Paulo Jorge Pereira deixou de fora, Miguel Espinha (guarda-redes) e Sérgio Barros (ponta).
O inicio da partida não foi fácil para a seleção portuguesa, devido a uma forte ambição que a Lituânia tinha, ( porque caso vencesse o jogo de se apurar para o Europeu através de um melhor terceiro lugar e), a um pequeno nervosismo, por parte dos lusos de consegui manter o 1 lugar do grupo.
As falhas técnicas foram muitas e isso refletiu-se no marcador ao intervalo, onde Portugal perdia por 1 golo (11-12). Humberto Gomes (considerado melhor guarda-redes no mundial deste ano com 43% de eficácia) mais uma vez esteve muito bem na baliza nacional mas, no ataque o lateral André Gomes e o ponta Pedro Portela não estiveram bem na finalização aos 6 metros. A organização defensiva no geral esteve bem, mas se não fosse a excelente exibição de Humberto Gomes (como já referi em cima), talvez a Lituânia se tivesse distanciado mais no marcador.
Já na segunda metade, o selecionador nacional colocou o 7x6, tentando colocar Portugal em vantagem no marcador. Até aos 20 minutos, houve muitas alternâncias no marcador mas, após uma bola "roubada" no ataque da Lituânia por parte de Rui Silva, permitiu que no contra-ataque, o ponta António Areia fizesse o 18-17. A partir daí, a vantagem foi ampliada o que culminou numa vitória da seleção nacional por 30-25. O desgaste na seleção lituana foi sentido, devido à falta de rotatividade.
Portugal parte para os jogos Olímpicos de Tóquio, com o apuramento do Europeu que se realizará na Hungria e na Eslováquia garantindo. Até lá, as competições internas serão disputadas e, se tudo correr como o previsto, em Julho a seleção voltará a encontrar-se.
Figura do jogo:
António Areia foi um de Portugal com 7 golos. Fez uma excelente exibição.
Gustavo Magalhães
Comentários