O título é "azul"- FC Porto conquista bicampeonato de andebol

Edição Especial: Título nacional do FC Porto

Andebol: O FC Porto sagrou-se bicampeão, ao vencer o Águas Santas em casa, conquistando assim a 28 vitória no mesmo número de jogos

Mundo do Andebol

FC Porto-Águas Santas- 35-32  (16-14 ao intervalo)

O FC Porto somou hoje o seu 22 título de campeão nacional, ao vencer o Águas Santas por. 35-32. Também conseguiu assim o bicampeonato em casa, no Dragão Arena a contar para 28 jornada do campeonato placard andebol 1. 

A primeira metade foi sempre dominada pelo FC Porto que, se apresentou na máxima força. Teve uma defesa coesa e, o emprestado pelo Veszprem da Hungria, Marton Skekely fez uma boa exibição na baliza portista. 

Aos 15 minutos de jogo. o resultado era de 9-8. Até à saída para os balneários, os "portistas" tiveram aos 26 minutos de jogo a oportunidade de chegarem aos 5 golos de vantagem mas, acabou por sair apenas com 2, uma vez que no últimos minutos foram assinalados 2 livres de 7 metros a favor dos maiatos que, foram convertidos pelo melhor marcador do campeonato, Pedro Cruz.

Na segunda metade, o Águas Santas entrou com um defesa mais forte e, António Campos (guarda-redes do maiatos), permitiu que aos 11 minutos o resultado estivesse em :20-18. Depois, os "dragões" ampliaram a vantagem para cinco golos (23-18) e, a partir daí os da casa dominaram a partida. Até final nada mudou e... os dragões fizeram a festa, em honra de Alfredo Quintana que, sempre estará presentes nos bons e maus momentos do FC Porto.

Parciais: 15 minutos: 9-8         30 minutos: 16-14      45 minutos:24-21    60 minutos: 35-32

Figuras do jogo:

Talvez uma das melhores exibições de Marton Szekely ao serviço do FC Porto, foi hoje frente ao Águas Santas. Realizou muitas defesas.

Francisco Fontes foi o melhor marcador do Águas Santas com 6 golos.
Miguel Alves (ponta do FC Porto) foi o melhor marcador do Porto com 7 golos

O Mundo do Andebol, deseja os parabéns ao FC Porto que, justamente mereceu vencer o título de campeão nacional. Recorde-se que, este não foi o último encontro do campeonato para o Porto que, terá ainda a receção ao Boavista e ao FC Gaia. Também este não foi o último encontro entre estas duas equipas que, ainda terão que se defrontar nas meias-finais da taça de Portugal.

Veja aqui alguns dados deste 22 título do FC Porto

Os dados de um título merecido:

Será sempre campeão

Alfredo Quintana, guarda-redes da seleção nacional e do FC Porto (onde jogou durante 11 anos), faleceu no passado dia 26 de fevereiro, com 32 anos. Conquistou inúmeros títulos ao serviço dos "dragões" e, fez um excelente percurso na seleção nacional. É também um dos vencedores deste título e, o seu último jogo foi precisamente frente ao Águas Santas.

Não podia ter um melhor presente
O pivô luso-cubano do FC Porto, Victor Iturriza, celebrou hoje o seu 31 aniversário e, melhor prenda não podia ser se não conquistar o título de campeão nacional. Iturriza foi o melhor marcador dos "dragões" na liga dos campeões.

Magnus Anderson: o revolucionário do andebol portista
O treinador sueco do FC Porto e medalhista olímpico enquanto jogador, Magnus Anderson desde que assumiu o comando técnico da equipa (2018/19), no caso do campeonato nacional conseguiu em 88 jogos, 2 empates e três derrotas. Conquistou agora o segundo título nacional ao serviço dos nortenhos e, quer conquistar a sua segunda taça de Portugal. Até agora ainda só tem 1 supertaça e. já para não falar que fez história ao serviço do FC Porto ao levar a equipa aos oitavos de final da liga dos campeões. Também procura ser o primeiro treinador em Portugal a levar uma equipa a ser campeã nacional, sem qualquer derrota.

A dobradinha vem aí pela segunda vez consecutiva?
Tal como na época passada, o FC Porto conseguiu chegar à Final Four da taça de Portugal, ao vencer o ABC de Braga. Nessa mesma fase, o FC Porto irá encontrar novamente o Águas Santas e, poderá conquistar pela segunda vez seguida a dobradinha (taça e campeonato).

E finalmente, o 22 da história

O conjunto "azul e branco" conquistou hoje o seu 22 título da história do andebol português e, mais uma vez demonstrou ser atualmente a melhor equipa portuguesa. É de lembrar que, Alfredo Quintana apesar de ter falecido, estará certamente sempre na memória daqueles que o viram jogar e, fará sempre parte da história do andebol nacional e internacional.

Gustavo Magalhães

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Votação melhor ponta-direita

"Com humildade, trabalho e dedicação, acredito que conseguirei chegar onde queira"

O plantel do FC Porto para 2021/22