"Dragões" estiveram perto, mas "quartos" fogem nos últimos segundos
Andebol: O FC Porto esteve quase a passar ao quartos de final da liga dos campeões de andebol
Mundo do Andebol
Remate falhado no últimos 10 segundos, não permitem passagem
O FC Porto que trazia 3 golos de vantagem da primeira mão da liga dos campeões de andebol frente ao Aalborg, apenas teria que não perder por mais de 2 golos (uma vez que não podia perder por 3, pois não igualou o número de golos que o Aalborg marcou na primeira mão [28]). Um remate falhado perto do final da partida por António Areia, não permitiu a passagem que tanto os dragões como todos os adeptos queriam aos quartos de final da prova. O resultado final foi de 27-24 (10-9 ao intervalo).
A primeira metade foi um pouco atípica pois, (como demonstra o resultado ao intervalo 10-9) não foram muitos golos marcados por ambas as equipas uma vez que, o guarda-redes do Porto (Nikola Mitrevski) e as falhas técnicas no ataque dos dinamarqueses não permitiram que o resultado no marcador fosse mais "robusto". O jogo foi sempre muito equilibrado e, a fabulosa exibição de Mitrevski com 13 defesas (mais do que os golos do Aalborg [9]) permitiu que a vantagem levada pelos da casa ao intervalo, fosse bem maior. O resultado ao intervalo era de 10-9. A destacar a boa exibição do lateral esquerdo dos nórdicos, Herrik Moolgard com 3 golos.
Na segunda metade, os portistas entraram com o 7x6, fazendo um bom parcial (12-13). O equilíbrio no marcador foi se mantendo, até que, aos 18 minutos da segunda parte, os escandinavos ganharam dois golos de vantagem (19-17) o que, foi um fator importante para a vitória do Aalborg.
O técnico sueco dos portuenses, Magnus Anderson foi alterando o modelo de jogo no ataque, devido ao inconstante desempenho. O Aalborg foi mantendo sempre os dois golos de vantagem mas, a 4 minutos do final da partida conquistaram 3 golos de vantagem, fazendo o 26-23. Logo a seguir o FC Porto respondeu, repondo a desvantagem de 2 golos. Só que, os dinamarqueses num ataque rápido voltaram a repor a vantagem de 3 golos. No último ataque do jogo, o 7x6 foi mantido por parte do técnico da turma portuenses, depois de ter pedido mais um e último time-out para os visitantes. Depois, a superioridade foi criada para a ponta-direita onde, António Areia falhou, nem sequer conseguindo acerar com a bola na baliza defendida por Simon Gade. No final, a festa foi dos dinamarqueses. O guarda-redes do Aalborg, Simon Gade foi considerado o MVP da partida.
"Há três anos era uma loucura pensar que estaríamos aqui frustrados por não chegar aos quartos de final da liga dos campeões. Era lago que só poderíamos sonhar. Estamos desapontados, mas vamos voltar mais fortes"- Maguns Anderson
Figuras do jogo:
Apesar de não ter feito uma boa exibição na segunda parte, Nikola Mitrevski foi um pilar importante na primeira parte para o FC Porto, realizando 17 defesas em toda a partida.A par de Victor Iturriza, Felix Claar (Aalborg) foi um dos melhores marcadores do jogo com 6 remates certeiro.
O FC Porto é uma equipa ao nível do Aalborg mas, hoje não esteve ao nível da frieza dos dinamarqueses, acabando por ficar pelos oitavos de final da liga dos campeões.
Gustavo Magalhães
Comentários