Portugal está nos jogos Olímpicos!
Andebol: Portugal venceu a seleção francesa de andebol
Mundo do Andebol
Portugal faz história
Após o central Rui Silva ter "roubado" a bola no ataque dos franceses a 10s do final, permitiu que Portugal esteja nos jogos Olímpicos de Tóquio, este ano.
O início do jogo ficou marcado pelo mau desempenho defensivo e as muitas falhas técnicas cometidas no ataque. Devido ao parcial de 3-7 feito pelos franceses, o selecionador português Paulo Jorge Pereira, foi obrigado parar a partida aos 9 minutos de jogo. Depois dessa paragem, Portugal continuou a não ser feliz no ataque. Devido à fraca exibição de Manuel Gaspar e à grande taxa de eficácia dos primeiras linhas franceses, culminaram para que a França ficasse a vencer por 5 golos. Depois da entrada do guarda-redes português, Gustavo Capdeville e de uma maior taxa de eficácia no ataque dos lusos, permitiu que o resultado ao intervalo fosse de 12-13 ( a favor dos franceses). A destacar a boa exibição do pivô de Portugal Luís Frade com 4 golos em 4 remates.
Na segunda parte, foi lançado para campo o sistema de jogo 7x6 por parte dos "Hérois do Mar", que utilizam este sistema de jogo com frequência. O equilíbrio no marcador foi mantido, mas a França quase sempre na frente do marcador. Vicent Gerard (guarda-redes do PSG), esteve muito bem na baliza, não permitindo que Portugal empatasse o jogo a 22 golos. Até que, aos 50 minutos de jogo, após o ponta-esquerda Hugo Descat num contra-ataque dos franceses ter feito o 25-23, após um remate falhado por Fábio Magalhães no ataque dos lusos. Aos 59m e 30s, o pivô português Victor Iturriza fez o empate para os portugueses a 28 golos. Depois desse golo, o técnico dos francês, Guillaume Gille parou o jogo para preparar o último ataque dos franceses no jogo. A defesa subida por parte dos lusos, permitiu que a 10s do final o central Rui Silva roubasse a bola ao comandados por Gille, e marcasse o 29-28. Valentine Porte ainda introduziu a bola na baliza defendida por Gustavo Capdeville, mas já não contou, vencendo Portugal por 29-28.
Figuras do jogo:
Gustavo Magalhães
Comentários