Andebol: Ontem, a seleção portuguesa de andebol venceu a França e vai estar em Tóquio, nos jogos Olímpicos.
Mundo do Andebol
Uma vitória "por Quintana"
Portugal está nos jogos Olímpicos Tóquio'20, após vencer ontem a seleção francesa de andebol por 29-28. Foi alvo de muitos elogios com foi o caso do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Destacou importência desta vitória para o desporto em geral, mas mais especificamente para o andebol português, que por estes dias tem passado maus momento, devido ao falecimento do internacional A português e guarda-redes do FC Porto, Alfredo Quintana, devido a uma paragem cardiorrespiratória, aos 32 anos.
Também o central português Rui Silva que, após ontem a 10s do final do jogo ter marcado o golo que deu a vitória aos "Hérios do Mar", e o apuramento inédito para o jogos Olímpicos. "Correste comigo, remataste comigo e marcaste golo comigo. Agora vamos a Tóquio e juntos continuaremos a fazer história! Hoje e sempre será por ti"- disse Rui Silva após marcar o golo decisivo para esta vitória e para o apuramento para o jogos Olímpicos.
Primeiro Ministro, António Costa:
Parabéns à seleção nacional de andebol que hoje garantiu um lugar inédito nos Jogos Olímpicos. Portugal reforça assim a sua presença nos próximos Jogos. Acompanharemos com orgulho todos os nossos atletas"- felicitando a seleção nacional

Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel laranjeiro:
"Este apuramento tem muito do nosso Alfredo Quintana, ele esteve sempre connosco e é pelo nosso Quintana que vamos a Tóquio. Este é um momento importante e histórico para o andebol português, mas também para todo o nosso desporto em geral."
Fábio Magalhães, os 150...
O lateral esquerdo da seleção nacional e do FC Porto, Fábio Magalhães completou ontem no jogo frente à França o seu 150 jogo com a camisola da seleção A de Portugal. Em entrevista referiu- "Estas 150 internacionalizações A vão ficar bem marcadas. Depois da tristeza e da injustiça que sentimos ontem, este apuramento foi bem merecido. Começamos mal, por culpa própria, mas fomos indo atrás do resultado e foi incrível aquilo que conseguimos. Dedico esta vitória ao Quintana e a toda a família dele". Continuou: ""E agora vou fazer tudo para merecer ir aos Jogos Olímpicos, porque era este o meu grande sonho. O que me diria o Quintana? Quem me dera poder saber... Ia dizer-me 'obrigado cabeça', que era assim que ele me chamava e ia dar-me muitos beijinhos, por que era assim que ele era"
Por fim, o selecionador nacional, Paulo Jorge pereira disse: "Muito orgulho. Mas também muito cansaço. Estas últimas três semanas foram uma longa viagem por razões que todos conhecem [morte de Quintana]. Aproveito para dar um beijinho à Raquel e à Alícia, esposa e filha do Quintana. Estou seguríssimo de que este 'plus' de energia que tivemos veio dele. Sozinhos não conseguiríamos. Estou orgulhosíssimo deste staff e destes jogadores com um caráter fantástico."
E acredita: "Nos Jogos Olímpicos vamos tentar uma medalha. É uma coisa louca, mas vamos continuar a ser malucos, porque somos mais felizes assim."
Portugal conseguiu um feito histórico, um dos maiores a nível nacional.
Comentários